Publicado por Animes e Games, em .
Star Wars: Jedi Fallen Order tem como inspiração alguns dos jogos de ação mais influentes das últimas décadas.

De um lado, a influência mais óbvia é Dark Souls, e isso fica evidente no gameplay divulgado pela EA próximo a E3 2019: os golpes têm peso, a movimentação é mais cadenciada, e é preciso prestar atenção nos frames de cada ataque do oponente.

Mas, ao testar essa demonstração em uma sessão reservada durante a E3, percebi que também há uma outra inspiração importante (e um tanto óbvia) no novo game de Star Wars: God of War. Não o mais recente, de PlayStation 4, mas o clássico, que marcou os anos 2000.

A obviedade, claro, reside no fato de o diretor de Jedi Fallen Order, Stig Asmussen, ter feito carreira com as aventuras de Kratos, ascendendo ao posto de diretor em God of War 3.

Nossa sessão de gameplay consistiu em dois momentos: o primeiro foi um tutorial, em uma arena montada especificamente para a demonstração, na qual aprendemos os comandos básicos de combate.

Toda a mecânica consagrada por Dark Souls está lá: a barra de energia, os ataques fracos e fortes com o sabre de luz, as esquivas e a defesa, que, ao ser apertada no momento correto, abre a defesa dos inimigos e deflete disparos que vem em sua direção.

O diferencial fica por conta dos poderes Jedi do protagonista Cal Kestis: você tem à sua disposição diversas usos da Força em combate, que lhe permitem paralisar, empurrar oponentes ou puxá-los para si.

Os poderes Jedi dão uma vantagem importante ao jogador, especialmente contra soldados rasos do Império. A cena só muda de figura ao enfrentar oponentes mais poderosos, como os Purge Troopers e os droides.

Após o "tutorial", começou o teste da demonstração - a mesma exibida pela EA no EA Play. O início da demo, em que Cal sequestra um AT-AT em uma cena scriptada, foi conduzida por um desenvolvedor da Respawn.

Pegamos o jogo a partir do momento em que Cal invade a base do Império. Nesta parte, foi possível experimentar um pouco da movimentação de plataforma do game, que lembra um pouco a de Uncharted e Tomb Raider. Segundo a Respawn, a versão final do jogo contará com diversos caminhos exploráveis em cada fase, e será necessário aprimorar o seu droide companheiro BB-1 para destravar alguns locais bloqueados.

A demo também serviu para mostrar um aspecto que o vídeo de gameplay não se foca: o comportamento dos inimigos. Em um determinado momento, aranhas gigantes emboscam um grupo grande de Stormtroopers (os monstros, inclusive, serão únicos para cada planeta).

Em vez de entrar na ação, deixei os monstros e os soldados imperiais se eliminarem, em um combate que não foi scriptado - as inteligências artificiais de cada inimigo ditaram o curso da batalha. No fim, as aranhas acabaram vencendo, mas estavam com a vida baixa, o que facilitou o meu trabalho.

Na demonstração também foi mostrada a árvore de habilidades de Cal, que terá três ramificações: uma para a habilidade com sabre de luz, outra para poderes da Força, e uma terceira intitulada "Sobrevivência", que provavelmente deve se referir a atributos como vida e energia.

Tais habilidades podem ser aprimoradas nos save points, que, assim como as fogueiras de Dark Souls, recuperam sua vida, mas revivem todos os inimigos do mapa.
Animes e Games
Animes e Games
Administardor do Site