Notícias

Sony censura jogo devido a nova política

Suzaku e Top Hat Studios abordaram a recente disputa entre desenvolvedores japoneses e a Sony sobre a nova política de censura do PS4. Os desenvolvedores abordaram essas preocupações em relação ao seu jogo Sense: A Cyberpunk Ghost Story, que está programado para ser lançado no PS4 e no PS Vita.

A notícia foi lançada na página do Kickstarter para o jogo, onde o desenvolvedor e o parceiro editorial tiveram sua opinião sobre a nova política da Sony. Ben Widdowson, um dos desenvolvedores do Suzaku, explicou no post que eles não apoiam a censura de arte (obviamente, dada a natureza sexy do jogo) e que ao mesmo tempo eles entendem a posição de outros desenvolvedores que fizeram optar por censurar a sua arte, a fim de manter seus jogos na plataforma PlayStation.

De acordo com Widdowson, se eles lançarem o Sense no PS Vita e no PS4, eles precisarão seguir as políticas da plataforma da Sony. Obviamente, isso coloca os desenvolvedores em uma posição muito semelhante ao Madmind Studios quando eles estavam tentando lançar a versão sem censura do Agony em várias plataformas.




Como observado no post, Widdowson explica que eles cumprirão a política da Sony caso isso seja exigido, mas se os jogadores quiserem sair da versão Vita ou PS4 e receber uma chave Switch ou Steam, eles podem…


Quaisquer edições e censuras exigidas pela Sony para serem lançadas no PS4 e no VITA serão feitas conforme necessário. Não prevemos que, no pior cenário, isso será algo que vai além das pequenas edições da arte, mas ainda é algo pelo qual queríamos nos preparar.

O jogo não será editado no PC e no Switch, independentemente da plataforma de distribuição. Seremos extremamente claros sobre o conteúdo que foi cortado e como ele está sendo alterado, e o livro de arte contará com arte cortada(PS4 e PSvita) para que você possa vê-lo claramente.

Toda pessoa que apoiou o kickstarter ou pré-encomendou o jogo no PS4 ou PS Vita receberá uma cópia digital no Nintendo Switch ou PC gratuitamente (PC via Steam ou download direto).


A Top Hat Productions também compartilhou seus pensamentos sobre as notícias, já que Suzaku fez parceria com a Top Hat para publicar o Sense nos consoles.

De acordo com a Top Hat Productions, eles notam que suas mãos estão basicamente amarradas e que eles não concordam com a política de censura da Sony, mas também não há muito que eles possam fazer sobre isso neste momento...


Pessoalmente, também estamos desapontados com essa decisão, e continuaremos a perguntar sobre mais informações sobre isso, assim como continuaremos a ser transparentes com todos os jogos - incluindo o Sense - que publicamos nas plataformas PS4 e VITA. Não prevemos que isso afetará qualquer coisa de maneira séria, mas, como afirmou Ben, estamos preparados para um pequeno atraso nas plataformas da Sony, no pior cenário, se determinadas edições forem solicitadas pela Sony. Embora estejamos muito felizes em ter uma parceria com a Sony e valorizar imensamente sua parceria, achamos que esse é um passo em falso da política - e muito parecido com o fato de a Steam estar se abrindo para novos conteúdos - esperamos que a Sony repense essa decisão em breve. Infelizmente, como Ben disse acima, não somos grandes o suficiente para poder negociar com a indústria mais ampla sobre esses tópicos e, portanto, estamos à mercê das plataformas que distribuímos e com as quais fazemos parceria.


Não é de surpreender que estúdios independentes e editores menores adotem essa abordagem, já que o acesso negado a uma plataforma pode ajudar ou quebrar estúdios independentes.

Sense: A Cyberpunk Ghost Story foi financiada pelo Kickstarter por US $ 60.000. Não está programado para ser lançado até o verão de 2019.

O jogo está repleto de fan-service, algo com o qual a Sony enfrentou grandes problemas em vários jogos japoneses projetados para atrair os jogadores heterossexuais.

O desenvolvedor e o editor estão obviamente preocupados com a potencial censura do Sense, uma vez que a maioria dos novos romances visuais e jogos japoneses contendo conteúdo ecchi tiveram que ser censurados. Há uma lista crescente de jogos que foram censurados na sequência desta nova política, incluindo jogos lançados apenas no Japão.

Um dos casos mais notórios é o Mary Skelter 2, lançado na China, mas os localizadores foram forçados pela Sony a censurar pesadamente o sistema de "Purificação" no jogo no último minuto e acabou quebrando o jogo por muitos gamers chineses.

De acordo com um desenvolvedor, todo o processo de censura é feito em inglês, mesmo para jogos exclusivamente japoneses. Isso causou muita frustração na comunidade de desenvolvimento japonesa, mas a Sony está empenhada em manter essa política para prejudicar os jogadores do sexo masculino. Isso ficou ainda mais evidente quando não foi anunciado que o simulador de namoro gay Dream Daddy seria lançado no PS4 com ainda mais conteúdo do que a versão para PC, e não houve anúncios sobre o jogo ter que ser censurado. Isso também aconteceu pouco depois que Omega Labyrinth Z e Super Seducer foram proibidos de serem lançados no Ocidente no PS4, apesar do fato de Super Seducer não ter nenhuma nudez.

No lado positivo, muitos desses mesmos jogos estão disponíveis no Steam ou no Nintendo Switch em seu estado completo sem censura.

Informação adicional:

-Supostamente, todas as comunicações e inspeções com a Sony devem estar apenas em inglês.
A Sony também supostamente descartou sua política anterior de seguir o "sistema de classificação local" em favor do "padrão ocidental". Não há tais elaborações sobre o que esse "padrão ocidental" é exatamente.
- Portes de Visual Novels para o PS4 é agora definitivamente proibido quando anteriormente não era.
- Uma fonte coreana alega que a Sony está pressionando os desenvolvedores a não divulgarem quais jogos são censurados e citando a política da Sony como o motivo. Além disso, qualquer reclamação sobre a censura só pode passar pelos canais da Sony.

Fonte da informação:[url:https://www.reddit.com/r/CensoredGaming/comments/9vzg75/sony_outright_prohibited_game_makers_from/]reddit[/url]
Fonte: Oneangrygamer.
Postado a .
Por Mark.
Tags: