Por que filmes com viagem no tempo nos atrai tanto?
#Artigos
Por que filmes com viagem no tempo nos atrai tanto?
Saindo da sessão do filme dos vingadores me veio à vontade de escrever sobre filmes com tema viagem no tempo. Mas não analisá-los ou classificá-los se são bons ou não. Mas, além de indicar ótimos filmes com esse tema, Tentar explicar o motivo de atrair tanto nossa atenção.

Quem foi a primeira pessoa a ter ideia de viagem através do tempo?. Eu não arriscaria dizer quem ou quando, mas provavelmente algum humano primitivo há milhares de anos, que bateu o dedo do pé em alguma pedra ou acendeu o cabelo no fogo e com toda certeza deve ter pesando “Eu gostaria de não ter feito isso”.

Velho como a própria humanidade, os seres humanos têm um instintivo senso de causa e efeito. Uma habilidade especial para manipular causas para obter os efeitos desejados. Pensando assim, faz todo sentindo que nossas mentes vagantes olhassem para os efeitos do que já ocorreram e se imaginassem como as coisas seriam se as causas tivessem sido diferentes de alguma forma. Possibilidades, a viagem no tempo cria possibilidades, Source Code (2011) Edge of Tomorrow (2014) exploram bem essa narrativa.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Mas para manipular essa causa e efeito existem certas regras, uma das mais conhecidas é o “Paradoxo Temporal” ou o “Paradoxo do avô”. Imagine viajar para o seu passado, antes de você nascer, para os tempos em que seu avó era jovem e esbelto e acidentalmente, ou não (dependendo da sua sociopatia rsrs), causa a sua morte. Pense, antes mesmo dele conhecer a sua futura esposa (sua avó). Essa viagem deixaria de existir? Você deixaria de existir? Bom, podemos passar horas ou até dias pensando em efeitos dessa viagem.

Mas os cientistas sustentam a hipótese que se fosse possível viajar no tempo, e caso você mate seu avô, a partir desse momento você cria um “Universo Paralelo” onde quem morreu não é mais o seu avô, mas sim outra pessoa. Louco? Confuso? Bom Steven Spilberg, Zemeckis e Bob Gale não acharam, a saga “De volta para o Futuro” foi criada, por exemplo, com base nesse conceito.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Mas estou me adiantando, vamos falar de origem. O primeiro livro que abordou esse tema foi “A máquina do tempo” de H.G. Wells, em 1895. Um livro pioneiro que originou praticamente todos os outros subgêneros sobre viagens no tempo. H.G Wells possui obras fantásticas sobre ficção científica "O homem invisível", "Guerra dos mundos", A ilha do Dr. Moreau, entre outros. Mas vamos nos focar no meu tema favorito, a viagem no tempo.

A viagem no tempo da clássica história “A Máquina do Tempo” leva o viajante do tempo ao futuro, precisamente no ano 802.701 D.C. e o traz novamente até a era vitoriana onde conta o seu relato. É uma viagem fantástica que coloca o narrador numa posição desconfortável de “lunático” ou de possível mentiroso. Esse livro baseou 2 filmes com o mesmo nome “The Time Machine” (1960) (2002). Recomendo assistir o filme de 2002.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Lunático, bom imagina alguém chegar hoje e dizer que vamos ser escravizados por robôs (google que não me ouça). Os viajantes ou conhecedores dessa viagem no tempo podem ser atribuídos como “Lunáticos”. Uma narrativa que também originou ótimas histórias, seguindo essa linha temos “Os 12 macacos” e a saga “Exterminador do Futuro”.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Mas Viagem no tempo é necessariamente um gênero sobre ficção cientifica?

Se você já respondeu prontamente com um aberto e sonoro SIM, pensa mais um pouco. E vou te falar 5 filmes: Em algum lugar do Passado (1980), Efeito Borboleta (2004), Questão de Tempo (2013), Peggy Sue Seu passado a espera (1986) e Te amarei para Sempre (2009). São obras de Ficção Científica? Acho que não. Arrisco a dizer que são romances. Onde não utilizam nesse gênero como narrativa e suas viagens máquinas, carros ou até mesmo portais.
Aqui utilizam a mente, transmitindo-a para outro tempo, algo improvável, impossível? Talvez, mas vale lembra-los que existe a hipnose onde pode faze-lo lembrar de um acontecimento seu ainda no berço, ou até mesmo lembrar de algo bloqueado pela sua mente, uma fobia como por exemplo. De certa forma você não vivenciou aquele momento novamente?

Mas então podemos mudar o passado? Porque eu vi “Efeito Borboleta” e termina tudo bem no final. Bom, sei que pensou isso, realmente terminou tudo bem, mas em qual universo paralelo? Causa e efeito ainda permanece em todos esses casos. As regras não mudam, mas sofrem pequenas modificações para poder contar uma boa história e realmente não vejo problema nisso.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Realmente acho que esqueci aqui de lembrar as regras da viagem no tempo, vamos lá:
1. Nunca dizer o seu verdadeiro nome.


2. Lei da informação, não conte sobre eventos futuros, nem comente o que pode acontecer com a pessoa. Isso pode acarretar em mudanças profundas na sua realidade.

3. Evite contato com pessoas da sua família no passado (Paradoxo do avô, lembra). E é proibido contato com o seu eu do passado.
Regras estabelecidas podemos voltar ao tempo.


Um gênero atemporal, gosto de elucidar que agrada gregos e troianos. Desde os fãs de filmes noir ou romances até os atuais fanáticos por filmes de heróis, sempre atrai grandes públicos e até mesmo ficam marcados na história. Que para mim poderia ser um gênero único “Viagem no Tempo” =).

E minha recomendação para os amigos de Animes & Games é o anime “A garota que conquistou o tempo” (2006). Anime dirigido por Mamoru Hosoda, diretor de “Mirai of the Future” e “Rapaz e o Monstro”. Uma adolescente chamada Makoto Kono em seu terceiro ano do ensino médio passa por eventos estranhos até que descobre que ela tem a capacidade de viajar através do tempo. Uma animação impecável e que retrata bem toda essa causa e efeito que falamos aqui.
Boa Diversão para todos.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Gostaram da matéria? Terminando ela já pensei em fazer uma parte 2 desse assunto. Muitos filmes ficaram de fora =(.
Comentem se gostariam de uma segunda parte dessa matéria, também deixe comentários quais os seus filmes preferidos sobre viagem no tempo?
Fonte: Youtube.
Postado a .
Por Pazin.
Pazin
Tags: