Novas informações do PlayStation 5
Publicado por Cabelo Prateado, em .
Desde que lançamos originalmente nosso console de última geração em abril, sabemos que houve muita empolgação e interesse em saber mais sobre o que o futuro dos jogos trará. Hoje, tenho orgulho de compartilhar que nosso console de próxima geração se chamará PlayStation 5, e será lançado no final de 2020.

Para esse fim, há duas inovações importantes com o novo controle do PlayStation 5. Primeiro, estamos adotando feedback para substituir a tecnologia "rumble" encontrada nos controles desde a quinta geração de consoles. Com os hápticos, você realmente sente uma gama mais ampla de comentários; portanto, colidir com uma parede de um carro de corrida é muito diferente de atacar no campo de futebol. Você pode até ter uma noção de uma variedade de texturas ao percorrer campos de grama ou vasculhar a lama.

A segunda inovação é algo que chamamos de gatilhos adaptativos, que foram incorporados aos botões de gatilho (L2/R2). Os desenvolvedores podem programar a resistência dos gatilhos para que você sinta a sensação tátil de desenhar um arco e flecha ou acelerar um veículo off-road em terrenos rochosos. Em combinação com os hápticos, isso pode produzir uma experiência poderosa que simula melhor várias ações. Os desenvolvedores de jogos começaram a receber versões iniciais dos novos controles, e mal podemos esperar para ver para onde a imaginação deles levará com esses novos recursos à sua disposição.

Mais informações do PlayStation 5


PlayStation 5 suporta ray-tracing. Esta não é uma correção no nível de software. "Há aceleração de rastreamento de raios no hardware da GPU", disse o arquiteto de sistemas Mark Cerny, "que acredito ser a afirmação que as pessoas estavam procurando".

Os jogos físicos usarão discos ópticos de 100 gigabytes, que são inseridos em uma unidade óptica que funciona como um Blu-ray player 4K.

A instalação do jogo é obrigatória, mas é um pouco diferente da instalação do jogo no PlayStation 4. A instalação e remoção é um processo mais configurável. "Em vez de tratar os jogos como um grande bloco de dados", disse Cerny, "estamos permitindo um acesso mais refinado aos dados". Por exemplo, você pode instalar apenas uma campanha multijogador de um jogo e deixar o single-player para mais tarde. Ou instale tudo e exclua a campanha para um jogador quando terminar.

A interface do usuário foi completamente renovada. "Mesmo que seja bastante rápido para iniciar jogos, não queremos que o jogador tenha que iniciar o jogo, ver o que está acontecendo, iniciar o jogo, ver o que está acontecendo", disse Cerny. “Servidores de jogos multiplayer fornecerão ao console o conjunto de atividades que podem ser ingressadas em tempo real. Os jogos para um jogador fornecem informações como quais missões você pode fazer e quais recompensas você pode receber por completá-las - e todas essas opções estarão visíveis na interface do usuário. Como jogador, você simplesmente pula direto para o que quiser.”

O controle do PlayStation 5 se parece com o DualShock 4, mas tem um pequeno buraco, que Cerny disse que será discutido posteriormente. Um de seus novos recursos são os "gatilhos adaptáveis", que oferecem níveis variados de resistência, o que pode fazer com que o disparo de um arco pareça autêntico, pois a tensão aumenta à medida que você puxa a flecha para trás ou faz uma metralhadora parecer diferente de disparar de uma espingarda. Ele também possui feedback tátil "muito mais capaz" do que os atuais motores de vibração, com atuadores de bobina de voz altamente programáveis ​​localizados nas garras esquerda e direita do controle.

O controle do PlayStation 5 usa um conector USB tipo C para carregar e possui uma bateria de maior capacidade. Embora um pouco mais pesado que o DualShock 4, ainda será um pouco mais leve que o atual controle Xbox "com baterias".

Vários estúdios já possuem kits de desenvolvimento para o PlayStation 5, e os protótipos dos controles começaram a ser lançados mais recentemente.

A desenvolvedora de Shadow of the Colossus, a Bluepoint Games, está trabalhando no título do PlayStation 5. "Estamos trabalhando em um grande problema agora", disse Marco Thrush, presidente da Bluepoint Games. “Vou deixar você descobrir o resto.” Ele acrescentou: “O SSD me deixa realmente empolgado. Você não precisa mais fazer truques de jogabilidade para desacelerar artificialmente os jogadores - trancá-los atrás de portas, algo assim. Nos dias de cartucho, os jogos costumavam carregar instantaneamente; estamos voltando ao que costumavam ser os consoles.”
Cabelo Prateado
Cabelo Prateado
A melhor maneira de viver a vida inteira é sendo uma criança, não importa qual a sua idade.

- Gintoki
Equipe do Site, 22 anos