Publicado por Allan Kardec, em .
Durante uma apresentação para investidores na conferência Annual Credit Technology da Credit Suisse, em Scottsdale, no Arizona, o diretor financeiro da Electronic Arts, Blake Jorgensen, falou sobre o encerramento da Visceral Games.

Jorgensen mencionou que Visceral reduziu em tamanho nos últimos cinco ou seis anos, e foi para cerca de oitenta desenvolvedores, que é de sub-escala no negócio da Electronic Arts. O baixo número de desenvolvedores também foi uma das razões pelas quais o apoio ao desenvolvimento do novo Star Wars foi oferecido pela EA Vancouver e Motive em Montreal.

O estúdio estava tentando construir um jogo que "realmente empurrasse a jogabilidade para o próximo nível", mas a Electronic Arts continuou revisando, continuou a parecer um "jogo muito mais linear, que as pessoas não gostam tanto hoje quanto cinco ou dez anos atrás ".

Embora o cálculo econômico nunca seja fácil de fazer, o editor chegou à conclusão de que eles provavelmente não seriam capazes de recuperar os custos da criação do jogo, então eles tomaram a dura decisão de desligar o estúdio. No momento, eles estão olhando o que pode ser feito com partes do jogo que já estavam desenvolvidas, seja fazendo o título em um estilo diferente com um estúdio diferente, ou reutilizando essas partes em outros jogos.

Em última análise, foi uma decisão econômica, mas uma "grande parcela" dos desenvolvedores envolvidos está sendo re-empregado em outros jogos dentro da organização da EA, já que o editor está "tentando manter o máximo que puder".

Jorgensen também acrescentou que a editora tenta fazer esse tipo de operação o mais cedo possível no desenvolvimento quando as coisas não funcionam, e eles "provavelmente deixaram isso ir um pouco mais longe", mas, em última instância, eles tiveram que perceber que tinham que " reduzir a ponte quando perceberam que não podiam realmente ganhar muito dinheiro com algo ", e é por isso que decidiram fechar o estúdio.
Allan Kardec
Allan Kardec
Analista de Sistema e Programador, Game Developer, entusiasta de games indies, artes e animes.
Criei o site como hobby para postar conteúdos interessantes e aleatórios que vejo por ai.
Administardor do Site, 34 anos, Brasília / DF